São Paulo continua sendo o mais populoso, seguido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na região Norte estão os com o menor número de habitantes: Acre, Amapá e Roraima. População do Brasil chega a 212 milhões
O IBGE divulgou nesta quinta-feira (29) uma estimativa do tamanho da população brasileira. Nós somos mais de 212 milhões.
Nos grandes centros urbanos, no interior, nas zonas rurais, regiões litorâneas. Para sermos precisos, somos 212.583.750 brasileiros. A estimativa é de julho de 2024. Um crescimento de quase 5% em relação a julho de 2022.
Em um país com dimensão continental, a população continua concentrada. Mais de 30% das pessoas vivem em apenas 48 municípios. São cidades com mais de 500 mil habitantes. No outro extremo, apenas 2% moram em 1.288 cidades. São municípios com menos de 5 mil habitantes.
IBGE: Brasil tem 212,5 milhões de habitantes
Jornal Nacional/ Reprodução
Os pesquisadores também fizeram outra conta: são 15 cidades com mais de 1 milhão de pessoas. São Paulo continua sendo a mais populosa do país. Depois vêm Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador. Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, são os únicos municípios que não são capitais e têm mais de 1 milhão de moradores.
Em um país tão grande, as cidades são muito diferentes. No Rio de Janeiro, o segundo município mais populoso do Brasil, e que contrasta com uma cidade do interior de Minas Gerais: Serra da Saudade, com apenas 854 moradores. Em termos de população, cabem no Rio quase 8 mil vezes a menor cidade do país.
Rafael é um novo morador do Rio. É de Belém e se mudou em junho.
"Eu estou aqui a procura de novas oportunidades, estudando e aproveitando o que o Rio de Janeiro tem de melhor para me oferecer", diz o advogado Rafael Amorim.
Brasil tem 212,5 milhões de habitantes, diz IBGE
O IBGE também fez um retrato por estados. São Paulo continua sendo o mais populoso, seguido de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Já na região Norte estão os com o menor número de habitantes: Acre, Amapá e Roraima. Mas uma curiosidade: Roraima foi o estado que teve o maior crescimento da população em 2024 em relação a 2023.
"No caso de Roraima, esse crescimento foi principalmente influenciado pela questão migratória, pela entrada de venezuelanos", explica Marcio Mitsuo, demógrafo do IBGE.
Estados mais populosos segundo o IBGE
Jornal Nacional/ Reprodução
Em Santa Catarina e em Mato Grosso, a população também aumentou em um ritmo mais acelerado.
"No caso do Mato Grosso, o crescimento econômico está associado ao desempenho do agronegócio. E no caso de Santa Catarina, à questão do mercado de trabalho aquecido", afirma Marcio Mitsuo.
Essas projeções feitas pelo IBGE são usadas no desenvolvimento de políticas públicas e para o cálculo dos fundos de participação, que concentram os recursos que o governo federal manda para os estados e os municípios.
"Quando a gente está falando de gestão pública, é cuidar de pessoas. A população seria o melhor critério para que a gente consiga fazer a distribuição desses recursos limitados", afirma Marcio Mitsuo.
LEIA TAMBÉM
População do Brasil começará a encolher em 2042, antes do previsto, diz IBGE
Idosos deixam de ser a menor parcela da população e já superam faixa de 15 a 24 anos, diz IBGE
Veja quando a população vai começar a cair em cada estado, segundo o IBGE